Compostos de silicone

Produtos e Soluções

Compostos
Peças

As macromoléculas de silicone apresentam notáveis e superiores características técnicas e de desempenho quando comparadas com outros polímeros. Isto ocorre porque moléculas de silicone possuem a singular combinação de uma cadeia principal constituída de átomos inorgânicos (Si-O) e grupos laterais orgânicos (metila e eventualmente vinila).

Destaca-se entre as características mais notáveis deste material e seus compostos a superior resistência à temperaturas extremas que garante a funcionalidade do elastômero em temperaturas que variam desde -120oC até 200oC, permitindo a utilização do seu produto em condições de temperatura distintas sem prejuízo de desempenho.

A alta hidrofobicidade é caraterística importante para situações em que o contato com a agua na forma líquida deve ser evitado ou passa a ser uma característica facilitadora quando processos de lavagem superficial se fazem necessários, como por exemplo em equipamentos elétricos instalados ao tempo.

Baixa tensão superficial é uma caraterística incomum aos sólidos e importante na medida que dificulta a deposição e fixação de partículas e sujidades.

Para dispositivos onde o isolamento elétrico é essencial, compostos de silicone apresentam superior resistência dielétrica quando comparados a outros polímeros e outras classes de sólidos isolantes proporcionando um melhor isolamento e conferindo maior leveza ao equipamento.

A resistência à oxidação química permite que compostos que usam tecnologia de silicone atuem em ambientes quimicamente inóspitos e atmosferas oxidantes apresentando um período de vida útil maior quando comparados com outras tecnologias de polímeros.

Radiação ultravioleta ionizante é caraterística fundamentalmente importante para desempenho em ambiente aberto, pois a mesma confere resistência ao envelhecimento causado pela exposição ao sol.